No momento você está vendo Dicas de como ambientar sua sala de estar

Dicas de como ambientar sua sala de estar

Como transformar sua sala de estar em um lugar lindo seguindo essas dicas de como ambientar sua sala .
Decorar a casa é motivador para não dizer incrível. Nem sempre se faz necessário um grande investimento. Uma boa dose de criatividade é favorável aos desejos dos moradores, por isso procurar soluções que equilibram esse orçamento é perfeito para imprimir um novo conceito a seu espaço! Então venha comigo e vamos deixar a sua sala acolhedora, funcional e aconchegante.

Não importa o tamanho da sua sala os primeiros passos não mudam. Responda as principais perguntas elas fazem parte da etapa que chamamos de “Briefing” que antecede aos 6 passos que precisamos para avançar na decoração da sua sala:

Passo número 1

  • Inicie o processo: observe o layout do ambiente, o tamanho do espaço, quanto espaço você tem disponível e o quanto você precisa para circulação. Dessa forma, quando você começar a comprar o mobiliário e os objetos de decoração, vai ser possível ter noção daquilo que realmente cabe no ambiente.

Aqui vai a distância ideal entre o sofá e a Tv.

Passo número 2

  • Retire do espaço todos os objetos: Separe tudo aquilo que você gostaria que ficasse na decoração e os demais itens como porta-retratos, pôsteres e quadros espalhados excessivamente tente realoca-los em outros ambientes da casa ou até mesmo doa-los caso não tenham tanta relevância emocional na família (Nessa hora do desapego  surge as dúvidas e inseguranças é normal mas uma fase importante para tomar a melhor decisão) tenha sempre em mente nesse momento o menos é mais, proteja as peças maiores com um plástico bolha  e objetivo é tornar o local acessível e sem obstáculos, pois vamos precisar de circulação para o início do trabalho.

Passo número 3

  • Pintura: Depois de definido o novo layout, essa é uma das técnicas mais simples para alterar o visual da sala. Além de substituir os revestimentos que promovem muita sujeira na hora de reformar, é uma alternativa mais econômica. Procure cores neutras e sem brilho de preferência um acrílico fosco.

Segue algumas sugestões de cores.

Passo número 4

  • Papel de parede: Uma forma limpa e rápida para definir a base da sua decoração, procure cores neutras em paredes maiores, os papeis de parede são revestimentos versáteis e muito úteis na hora de decorar: facilmente seu ambiente ganha charme e personalidade. Escolha sempre o papel vinílico, ele tem uma maior durabilidade e ainda facilita a limpeza.

Passo número 5

  • Objetos decorativos: Um ambiente com base neutra é como um quadro branco, onde as cores reforçam a identidade na composição geral. Dê esse toque através das almofadas, luminárias, puffs e quadros. Os objetos nas prateleiras identificam os gostos dos moradores. Assim como as plantas na decoração harmonizam com os tons terrosos no ambiente.

Passo número 6

  • Iluminação em um ambiente: A iluminação faz toda a diferença, imagine a iluminação para sala de estar e jantar juntas? De primeira, parece difícil encontrar uma iluminação que aprecie os dois espaços.

O interessante de uma iluminação para sala de jantar e estar integradas é que você consegue tornar dois espaços em um só.”

Vamos para as 11 ideias? 

Até aqui falamos dos passos necessários para vc começar a repaginar a sua sala agora vamos para as 11 ideais?

Você já definiu qual o estilo vai imprimir em sua nova sala? Será  rústica, moderna, minimalista ou mesmo com uma decoração industrial.

  • Abuse nos espelhos:

Espelho decorativo sem moldura cada dia mais vem ganhando espaço na decoração, isso porque ele traz um ar contemporâneo ao espaço decorado, até mesmo quando é um espelho para decoração sem moldura mas com contornos mais clássicos.

Mas para você que quer fazer a decoração com espelho sem moldura é preciso ter muito cuidado, pois esse tipo de espelho é mais delicado, logo suas extremidades não podem sofrer nenhum tipo de atrito para não danificar a peça.

  • Definir o sofá ideal: 

O sofá é a peça coringa do ambiente!  Minha dica é sempre manter cores neutras em objetos que tem um valor agregado onde você não vai trocar todos os dias, deixe para abusar nas cores nas peças decorativas. Mas se o seu ambiente é amplo e você deseja muito ter um sofá escuro, sugiro optar por paredes claras, uma paleta de cores mais neutra com uma ótima iluminação.

  • Tapetes:

Esse item é símbolo de aconchego e tem sim o poder de mudar o clima do ambiente. Deixe a escolha do tapete por último. Minha dica é que para a escolha do tapete você deixe para a última etapa da decoração, quando todos os móveis e cores do ambiente estiverem definidos. Isso ajudará a visualizar melhor qual o estilo de tapete complementará a decoração. Preste atenção no tamanho, lembre-se eles ajudam a delimitar espaços e influenciam na sua circulação e um tapete muito grande ou muito pequeno pode causar estranheza. O ideal é que ele entre 20 cm para debaixo dos moveis e da mesma forma saia para as laterais do sofá.

  • Mesa de jantar:

Lembre-se, mesas de jantar são móveis caros e ficam sempre meio escondidas pelas cadeiras. Muitas vezes trocar as cadeiras por modelos mais charmosos já muda a cara da decoração. Sem contar que as cadeiras podem cumprir dupla função, servindo como assento na área de estar.

Retangular: A mesa retangular é o tipo mais comum e mais usado. Também é o melhor formato quando se precisa acomodar mais do que 4 pessoas. Uma mesa retangular funciona melhor se o seu espaço também tem este formato.

Redonda: Uma mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado.
A mesa redonda cria um ambiente mais aconchegante e intimista e aproxima as pessoas, por isso é o melhor formato para um grupo pequeno (até 6 pessoas). Uma mesa redonda muito grande, contudo, coloca uma distância muito grande entre as pessoas e dificulta na hora de se servir.

Quadrada: A mesa quadrada, em moda recentemente por ser visualmente bonita, acomoda 8 pessoas mas só funciona em espaços generosos. Para 4 pessoas, uma mesa redonda funciona melhor.

Oval: A mesa oval é muito similar à mesa retangular mas ocupa menos espaço por causa dos cantos arredondados. Na mesa oval, assim como no modelo redondo, fica fácil puxar uma cadeira e acomodar mais um convidado quando necessário.

  • Mesa de Centro :

PRESTE ATENÇÃO NAS MEDIDAS DA SUA SALA.
Neste ponto, vale a regra de deixar 60 cm de circulação entre a mesa e o sofá. Isso ajuda na movimentação das pessoas e deixa a decoração mais confortável e harmônica.
Ela não pode ser nem muito alta nem muito baixa, pois seu objetivo não é só agregar a decor, mas também facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam o espaço. O ideal é que ela chegue até a altura dos seus joelhos. No entanto, se você é fã de uma boa ousadia e tem espaço disponível, vale investir em mesas de centro de diferentes alturas e posicioná-las juntas, sem esquecer da harmonia do conjunto.

  • Mesa lateral:

De lado, mas não para escanteio! Afinal, o móvel que fica junto ao sofá, além de ser bastante útil no dia a dia, é capaz de afinar toda a decoração do estar. Para coordenar as mesas laterais junto a sofás e poltronas, lembre-se que a altura delas deve ser compatível com a altura do braço do móvel. Desta forma as mesas laterais vão servir como apoio para quem estiver sentado.

Uma mesa lateral para sala não deve ser tão baixa quanto uma mesa de centro, mas também não pode ser tão alta como uma mesa de jantar. Essa altura intermediária permite que o móvel seja usado confortavelmente como um suporte extra para quem está na poltrona ou no sofá, o que permite, por exemplo, apoiar objetos como copos e controles remotos.

  • Quadros:

Melhor conselho para escolher o quadro de parede perfeito é: selecione o que você gosta. Se você vir uma moldura e ela não promover sentimentos de prazer ou relaxamento, não a coloque na parede. É a sua casa, seu design e seu dinheiro sendo gasto em decoração para a sua parede.

Embora seja comum os membros da família terem gostos diferentes, isso definitivamente não significa que você precise de uma decoração que não se adapte ao seu estilo. Você mora em sua casa, então aproveite as peças que adornam suas paredes! Existe uma grande diferença entre as paletas de cores para a parede e as paletas para o quadro. Para os quadros, por exemplo, você pode apostar em esquemas de cores fortes ou brilhantes, ideais para uma parede de destaque. Existem duas abordagens principais para selecionar a arte da parede por cor.

Primeiro, adicione quadros que incorporem as cores já presentes no ambiente. 
Outras dicas incluem:

  • Seu quadro de destaque deve ter uma cor de fundo que corresponda à cor da sua parede;
  • Faça referência ao esquema de cores ao selecionar tons complementares para o quadro;
  • Use a mesma cor, mas em tons diferentes.
  • Luminárias e Lustres:

Lustre x tamanho do ambiente

Para quem deseja investir em um modelo de lustre simples é importante ter em mente que a peça deve ser proporcional ao tamanho do ambiente, ou seja, quanto menor o cômodo, menor deve ser o lustre. Também é importante se atentar para a altura de instalação do lustre. Casas com pé direito baixo devem ter um cuidado especial para que a peça não atrapalhe na circulação e nem ofusque a visão.

  • Cor ideal das lâmpadas para ter no ambiente:

Uma boa iluminação propicia conforto e eficiência. Mas uma má utilização é capaz de desvalorizar um ambiente e prejudicar completamente o funcionamento dos espaços.

Quando falamos de luz quente ou luz fria, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente. Para facilitarmos essa compreensão, abordaremos alguns tópicos mais técnicos que ajudarão na escolha da melhor iluminação para o seu ambiente.

  • Quente: de coloração amarelada, é utilizada em ambientes aconchegantes e provocam a sensação de relaxamento e bem-estar;
  • Neutra: geralmente utilizada em recepções de imóveis comerciais;
  • Fria: utilizados em áreas de trabalho, como cozinhas e escritórios.
  • Cortinas:

Em uma residência, a cortina cumpre um papel que vai muito além de apenas decorar o ambiente. Além de incrementar o visual do espaço, esta ainda é responsável por proteger os móveis da incidência do sol, barrar correntes de ar, garantir privacidade aos moradores e ajudar na regulação da temperatura.

Na sala não é diferente. Aqui ela garante o clima acolhedor para este espaço de tranquilidade, favorecendo o relaxamento e proporcionando boas sessões de cinema. Para não errar no momento de escolher a cortina ideal, fatores como estilo decorativo, facilidade de limpeza, material escolhido e tamanho do ambiente devem ser levados em consideração.

  • Objetos de decoração: 

Pense no tamanho e na proporção dos enfeites;

Quando se fala em objetos de decoração, a lista é imensa. Entram desde quadros a porta chaves, passando por vasos, almofadas e porta-retratos. E cada um desses objetos deve ser inserido no ambiente de acordo com o tamanho disponível para ele.

Isso se chama proporção. O mesmo vale para outros tipos de enfeites. Uma mesa pequena não vai acomodar com conforto muitos objetos, assim como uma prateleira enorme não ficaria bem com apenas um porta retrata. Procure balancear o tamanho e a proporção do objeto decorativo a partir do ambiente e do móvel em que ele ficará.

Bom, aqui terminamos essa aventura no mundo da decoração de salas.

Espero que você tenha gostado.

Me diga como foi essa experiência para você. Se mesmo com todo esse conteúdo você ainda se sentir insegura, mande uma mensagem que eu e minha equipe entraremos em contato para lhe ajudar.

Também depois que sua sala ficar pronta mande uma foto para que possamos incentivar outras mulheres a saírem do casulo e viverem esse universo de possibilidades dentro da decoração de interiores.

Espero você no próximo desafio…

Nos acompanhe nas redes sociais.

Facebook / Instagram

marilucibrambilla

Está no mercado de arquitetura e designer de interiores a mais de 17 anos com projetos exclusivos, levando conforto, funcionalidade, ergonomia e luxo.

Deixe um comentário